VILLA BELLA no MIS - Museu da Imagem e do Som/SP
A exposição VILLA BELLA – Memória iconográfica de uma bela ilha (Ilhabela 1900–1980) chega a um dos mais importantes espaços culturais da capital paulista, o MIS, Museu da Imagem e do Som.
O projeto foi contemplado no Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Após a estreia na cidade de São Paulo, a mostra vai passar ainda pelo Teatro Municipal de Ubatuba, entre 17 de maio e 8 de junho, e depois segue para Caraguatatuba, onde poderá ser vista no Museu de Arte e Cultura (MACC), de 20 de junho a 20 de julho.
Organizada pela fotógrafa paulistana Maristela Colucci, a exposição reúne 69 imagens retratando momentos do passado que permeiam a cultura e a vida dos moradores de Ilhabela, marcando especialmente a transição de Villa Bella para Ilhabela.
O material iconográfico abrange registros entre 1900 e 1980, período que coincide com a evolução da fotografia e com a consolidação de uma cultura múltipla e complexa dentro do arquipélago. A partir da década de 1990, ao mesmo tempo que assistimos ao início de uma grande mudança na captação e no compartilhamento de fotografias, vemos o turismo de massa se intensificar e interferir em hábitos locais, descaracterizando ambientes, geografia e modo de vida tradicional caiçara.
A exposição é fruto de uma profunda pesquisa sobre essa pluralidade cultural. Durante o processo, Maristela Colucci deparou-se com acervos particulares de famílias caiçaras e dos primeiros imigrantes e veranistas. Ao longo da jornada de pesquisa e concepção da mostra, foram encontradas diversas fotografias em papel – cujos negativos se perderam –, armazenadas em caixas, álbuns e, algumas poucas, emolduradas. No caso dos slides, a conservação não era ideal e as imagens apresentavam marcas de manuseio e fungos. A maior surpresa foi encontrar daguerreótipos feitos nas décadas de 1920 e 1930.
Com o intuito de compartilhar o acervo para mais pessoas, as imagens estão disponíveis para pesquisa e acesso online no Instagram do projeto:

Série na TV Cultura: Guardiões do Mar
O mar é o berço dos primeiros seres vivos que habitaram o nosso planeta. Passados milhões de anos, continua a ser o habitat de incontáveis espécies e é fundamental para que a vida exista na Terra. Mas o mar está continuamente ameaçado pelos impactos da ação humana. A conservação do oceano e da vida marinha é urgente e inadiável.
Nesta série da TV Cultura vamos encontrar pessoas de diferentes profissões e bagagens, mas todas com algo em comum: o amor pelo mar e um trabalho incansável para conservá-lo.
Direção de Pedro Gorski. Produção Grifa Filmes.
Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto em Pauta
O ensaio inédito “Só pode ser brincadeira” é selecionado para a projeção coletiva “Diálogos da Terra”, no 13º Festival de Fotografia de Tiradentes.



